Velórios, o que não esperar deles


     


Nunca entendi muito bem velórios. Quer dizer, nunca entendi o motivo pelo qual fazem isso como se estivessem te convidando pra uma festa ou algo assim. Estranho. Geralmente fazem com que você se sinta triste enquanto querem te reconfortar, vai entender. Nunca pensei na morte como algo ruim, pelo menos não em alguns casos. Nuca entendi o porquê da minha mãe ser tão exagerada quando as notícias chegam. 
"Mãe, por que tá chorando? Você nem tinha contato com eles."
Geralmente ela inventa um tipo de desculpa. Completamente descabida, se quer saber. 

Como se eu estivesse falando sobre postes de iluminação e ela me respondesse falando sobre poneis (as respostas são sempre retardadas). Estranho. De novo. A morte é um tipo de contratempo. Pode acontecer a qualquer hora, e sempre vai acabar com os seus planos (a não ser que tenha marcado um encontro com "ela", nesse caso, não vai se atrasar). 
   Nunca fui muito de confortar, sabe? Não tenho muita paciência. Na verdade, não sei se é a “não paciência” ou não saber o que falar, fazer... Não vejo tanto proveito em tentar reconfortar alguém , já que nada do que você disse ou fizer vai fazer com ela se sinta melhor.

Conclusão: é inútil tentar reconfortar alguém. Deixe para os terapeutas.
   Bom, voltando ao ponto principal. Se você não conseguir deixar a pessoa sofrendo ali, uma outra coisa que você poderia tentar fazer é abraçar. Pessoas gostam abraços de reconforto. Adoram, na verdade. Sabe aquelas situações em que a pessoa não derrama uma lágrima? Então, esses momentos são perfeitos para abraçar pessoas. Por que? Bom, porque é aí, que a mágica acontece! Elas desabam. Tudo o que ela estava sentindo, o que estava guardando, vem à tona. É incrível! 
   Acho velórios, em sua maioria, estressantes. Pessoas vão para “reconfortar”, pessoas vão para “marcar presença” (enquanto verificam o que vão ganhar. É, já vi acontecer. Nada legal), e outras, só pela comida (também já vi acontecer). Não acha estranho que tenha comida em velórios? Digo, quem quer comer numa hora dessas? O mais estranho é que geralmente a comida fica no mesmo ambiente que o corpo. Ok. Imagina aquele petiscos com queijo, presunto, azeitonas e o que mais eles põem naquilo, enquanto você aprecia a bela visão de nada menos que um cadáver. “Tem gente que faz churrasco também”... CHURRASCO EM UM VELÓRIO! Sabe, tem um corpo ali, morto há algumas horas já. 
   Adorável. Realmente abre o apetite. Melhor que biotônico... 
“...Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, piclese um pão com gergelim...”. 
   Acho que preciso de um terapeuta, afinal de contas. 
   É realmente muito triste perdera alguém que se ama. Mais desesperador ainda é quando você quer ser reconfortado por quem morreu. Então, começa aquele looping infinito onde você chora, lembra de todos aqueles momentos felizes que tiveram e então lembra que ela está morta e que nunca mais vai voltar, e, então, você começa a chorar mais ainda e você sente como se nada, nem ninguém nesse mundo fosse fazer parar a dor. Dependendo de quem era, você pode ficar meses assim, mas isso vai e volta. Entra ano, sai ano... Mas o problema maior é quando as pessoas começam a perder a paciência com você. Esses são os melhooooooores momentos para quem perdeu alguém. Sem dúvida. Realmente adorável. 
   Cochichos, palavras soltas e você se sente um lixo. Quantas vezes eu vi acontecer. O sentimento de não poder fazer nada para a dor parar... Isso é o que me faz perder a paciência. Não saber o que fazer.


“Força, sempre!” – Renato Russo